Saiba qual é a importância do arrependimento em nossas vidas

O arrependimento

Meus amados, vocês sabem o que vem a ser o arrependimento?

E naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai O caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
(Mateus 3.1-3)

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tanto quantos Deus nosso senhor chamar.
E com muitas outras palavras isto testificava, e aos exortava, dizendo:
Salvai vos desta geração perversa.
(Atos 2.37-40)

Nos textos acima podemos perceber que o arrependimento não é um simples ato ou apenas um remorso que é apenas um sentimento de culpa que conduz o homem muitas vezes a morte.Pode-se tornar como exemplo Judas, que traiu Jesus (Mt 27.1-10).Ele sentiu remorso.Nesse caso, a pessoa se entristece por suas ações, mas não procura ou não consegue alcançar meios de se consertar.

Sem o arrependimento não há salvação.Pois essa é uma exigência espiritual, para que haja o perdão e, conseqüentemente, salvação (2 Co 7.10)
O arrependimento tem início na conversão que é o primeiro passo para o pecador chegar à regeneração.

Regeneração é diferente de santificação.Num certo sentido, a palavra regeneração significa “gerar novamente”, isto é, nascer de novo (Jo 1.13; 3.3-8)
A regeneração é uma iniciativa atribuída a Deus, efetuada pelo Espírito Santo com a aquiescência, é claro, do livre arbítrio do homem.

Deus não obriga ninguém a servi-lo.Tal opção deve partir do próprio ser humano que a expressa através do arrependimento, numa demonstração de desgarrar-se do pecado para viver para Deus.

Essa é uma nova perspectiva de vida para o homem. É o princípio de um novo caminho que leva o homem a santificação, isto é, a separa-se do mundo, dos vícios, do pecado. É, portanto, uma nova experiência de vida de comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.

O que é arrependimento?

Arrependimento é algo mais profundo que produz fruto para o bem.

●  Pesar sincero de algum ato ou omissão;contrição;desistência de coisa feita ou empreendida.
●  Dor, mudança de mente e de coração.
●  É o desejo de fazer novamente de forma diferente;
●  É a vontade de reparar o erro e não repeti-lo mais.

Áreas do arrependimento

O arrependimento se faz sentir em 3 áreas importantes da vida do homem que quer salvação.

Mudança de Mente:

Quando o pecador se arrepende há uma mudança bem notada na maneira de pensar a respeito de Deus, do pecado e do relacionamento com outras pessoas.
A pessoa começa a pensar segundo Deus, porque o Espírito Santo e concede a mente de Cristo (1 Co .16)

Mudança Espiritual:

O arrependimento faz com que a pessoa passa a sentir e a ver e a ver as coisas de outra maneira.
Um novo prazer, uma nova alegria uma sensação de paz que traz segurança quanto ao futuro e á renovação da esperança em a Jesus.

Mudança de Prioridades:

É importante notar que antes de se arrepender a vida da pessoa é egoísta, movida pelo seu EGO.Depois de arrepender, ela passa a buscar a vontade de Deus para sua vida(RM 12.1,2)
Passa a fazer não a sua própria vontade, mas à vontade de Deus.

O processo do arrependimento

● O arrependimento é uma operação da graça de Deus na vida do pecador(Rm 2.4)
● O arrependimento de se dá através de Cristo.Quando a pessoa aceita a Jesus como senhor e salvador de sua vida(At 5.31)
● O arrependimento é operado pela ação do Espírito Santo na consciência do pecador,tornando-o sensível ao seu pecado e sua condição de perdido diante de Deus.

De que consiste o arrependimento

É ato divino que transforma a ser humano, mas que só é consumado com a aquiescência do próprio homem através da fé.
É o inicio do novo nascimento.A arrependimento juntamente com a fé trará a conversão do pecador.

O espírito Santo é quem trabalha no coração do pecador, desde que esse dê o consentimento (Hb 3.15)

Sem arrependimento não haverá perdão de pecados (At 2.38;3.19;8.22).
O arrependimento conduz aa vida eterna(2 Co 7.10).

Resultado do arrependimento

O Senhor Jesus e também os anjos se alegram quando um pecador se arrepende (Lc 15.7-10).
O arrependimento traz consigo o perdão dos pecados e o refrigério da alma pela presença do Senhor (At 3.19)
O arrependimento também traz prazer e alegria naquele que passa a sentir-se perdoado dos seus pecados.

Esta é, pois, uma decisão que ninguém deverá rejeitar: a de arrepender-se dos seus pecados, entregar-se totalmente nas mãos de Deus e receber Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, pois, sem Jesus Cristo, a condenação é para sempre(Jô 3.36).

O arrependimento e a Fé

A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe (Hb 11.6)
Tudo o que o crente recebe de Deu é por fé a começar pela salvação (Ef 2.8;Mc 16.16; Rm 4.5)
É Necessário, pois ter fé para vencer o mundo (1 Jo 5.4), para vencer a carne (Gl 5.16) e para vencer o diabo(Gl 2.20)
A fé e o firme fundamento para a vida cristã.É o que dá sustentação e alimenta a esperança da vida futura (Hb 10.38)

A conversão é uma atitude

Atitude é um certo modo de proceder ou agir; é a maneira de ser diante de uma determinada situação.Ela é inspirada pela veracidade da palavra de Deus e operada pelo Espírito por livre arbítrio do homem.
É preparação da alma para a união espiritual com Jesus(Rm 6.3)

Para receber a salvação é necessário é necessário haver arrependimento e a fé.Pelo arrependimento, o pecador abandona o pecado, pela fé, crê no sacrifício de Jesus para garantir sua salvação.
Fonte Passos na fé
Pr . Jorge Linhares                  fonte google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIK NA POSTAGENS MAIS ANTIGAS PARA VER MAIS FOTOS E VIDEOS E ESTUDOS BIBLICOS